-
Arquitetos: Tropical Space
- Área: 300 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Trieu Chien
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Tropical Space apresenta o Premier Office, um prédio de escritórios para aluguel localizado em uma rua tranquila na cidade de Ho Chi Minh, onde vários outros edifícios de escritórios para aluguel foram construídos. A equipe de projeto aspirava criar um prédio que pudesse maximizar o desempenho da iluminação natural sem ser afetado pelo impacto negativo da luz solar direta. O sistema de portas e janelas pode ser aberto quando o tempo está bom.
O prédio é fechado por paredes de tijolos sobre uma estrutura de concreto. As áreas funcionais são divididas por um vazio vertical contínuo no centro, que ajuda a luz natural e o fluxo de ar a percorrer todo o prédio.
Um lado do vazio central é o espaço de escritório, com duas fachadas abertas para capturar a luz solar e o vento. O outro lado acomoda o banheiro, o armazenamento, o elevador e as escadas. Esses dois blocos são conectados por corredores que atravessam o vazio. Ao conectar o vazio entre os corredores e espaços vazios, vertical e horizontalmente, o prédio pode criar áreas de luz em movimento e deslocamento de espaço durante o dia.
Muitos consideram o escritório como uma segunda casa onde passam a maior parte do tempo durante o dia. Para inspirar as pessoas que trabalham lá, o arquiteto se esforçou para projetar um espaço interessante, cheio de luz natural e ventilação, tendo uma camada dupla com uma única "cortina de tijolos" do lado de fora e portas de vidro deslizantes de alumínio por dentro.
A estrutura da parede de tijolos perfurados gira em um ângulo de 45 graus para criar uma camada de amortecimento que reduz o impacto da luz solar e cria sombras em movimento. A camada de amortecimento, com árvores entrelaçadas, contribui para purificar o ar e impedir que a luz solar direta entre no espaço de trabalho.
O Premier Office tem duas fachadas de aberturas que permitem o uso da luz natural e da ventilação para reduzir o consumo de energia para iluminar e resfriar o espaço. Enquanto isso, espaços vazios, árvores, luz, tijolos e até chuva podem criar abertura, estimular a criatividade e regenerar a energia daqueles que trabalham lá.
Com a parede vazada de tijolos, a parede rotacionada e as lacunas, o Premier Office não tem a sensação de invadir o espaço urbano. Ao trazer um material antigo como um tijolo para o projeto, o prédio recém-construído se mistura ao bairro.